CNSD e o Projeto Eco Escola

O Eco Escola é um projeto de educação ambiental que tem o objetivo promover ideias e ações sustentáveis. Desenvolvido desde 2017 no Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), o projeto foi pensado de forma a valorizar a autonomia e o protagonismo dos educandos em todas as suas etapas de desenvolvimento.

Essa práxis pedagógica diferenciada, traduz-se pela metodologia do fazer junto, baseada nos preceitos pedagógicos de Paulo Freire e tem como prioridade construir o senso crítico, valorização do respeito a coletividade e corresponsabilidade ambiental.

Dessa forma, o Projeto Eco Escola procura mobilizar de maneira integrada todos os estudantes e demais agentes do colégio na busca por ideias e soluções práticas e sustentáveis.

Sendo assim, o Eco Escola conta com a coordenação e orientação do geógrafo e professor Cristovan Ribeiro e com a participação direta da coordenação, direção, equipes de limpeza e cozinha e, principalmente, dos estudantes.

Por se tratar de uma proposta inovadora de promoção da educação ambiental, o Projeto Eco Escola obteve a certificação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente – CONDECA, através da aprovação do projeto no Edital de Chamamento Público 001/SEDS/CONDECA/2016.

Como o CONDECA é o principal órgão de promoção dos direitos da criança e do adolescente do Estado de São Paulo, nós ficamos muito orgulhosos de gozar de tal certificação.

No entanto, ainda é necessário ressaltar outras atividades importantes desenvolvidas pelo Eco Escola no ano de 2017. São elas:

  • Publicação de uma matéria sobre as transformações acerca do gerenciamento sustentáveis realizadas pelo projeto no CNSD, do dia 14 de setembro de 2017, no Jornal Folha Metropolitana.
  • Doação de um Ponto de Entrega Voluntário – PEV, da empresa TetraPak ao CNSD, feito esse que possibilitará receber os resíduos recicláveis da comunidade do entorno do colégio em 2018.
  • A inclusão do CNSD como um dos PEV´s cadastrado junto a Prefeitura de Guarulhos.
  • Inclusão no CNSD no programa Rota da Reciclagem da empresa TetraPak.
  • Convite feito ao CNSD pela Prefeitura de Guarulhos para compor as apresentações do painel de educação ambiental no I Fórum Lixo Zero Guarulhos. evento realizado no dia 25 de agosto de 2017, no Centro Educacional Adamastor.
  • Realização de uma roda de conversa sobre Sustentabilidade e Resíduos Sólidos feita pelos estudantes do CNSD no Bosque Maia. Evento esse que integrou a agenda das atividades da Semana Lixo Zero Guarulhos, organizada pela Prefeitura de Guarulhos nos dias 21 a 28 de outubro de 2017.

Assim como essas, muitas outras atividades serão desenvolvidas pelo Projeto Eco Escola em 2018. Participe!